Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Serra do Vento - um paraíso ameaçado!

"A responsabilidade de todos é o único caminho para a sobrevivência humana."
(Dalai Lama)


Com seus inúmeros encantos e belezas, Serra dos ventos, é atualmente, um dos principais destinos turísticos dos belojardinenses. O futuro do paraíso, porém, está em jogo, ameaçado pelo crescimento recente e desordenado , e ainda pelo desatino político administrativo instalado na cidade com o modelo DEM de governar, desde o ano de 2000.

O crescimento desordenado é público e notório, principalmente às margens da barragem de Tabocas, o que torna inviável uma possibilidade de ecoturismo na região, o que geraria emprego e renda para a cidade.

A explosão de "pontos de cachaça" ameaça a biodiversidade e a vida de milhares de jovens, que, carentes de lazer e de pontos de cultura de fato, se aventuram no tripé: cachaça/mergulho/volante (sem contar que a estrada que dar acesso ao local é perigosa, mal conservada e sem sinalização). Quantos precisarão morrer por lá para que a administração local tome uma providência, não se encontra no local nenhum banheiro, salva-vidas ou segurança... é o caos!

Tudo isso é a falta de um projeto para o desenvolvimento econômico, aliados à fragilidade ideológica do governo municipal (leia-se prefeito Marco Coca-cola), que conta com a inoperância do Poder Legislativo (leia-se vereadores) e com a falta de mobilização da sociedade civil, o que contribui para o que os especialistas chamam de "urbanismo de risco", e o que vem a gerar a iniquidade social e acelerar o processo de tensão e violência.

Como resultado desse desatino político-administrativo, o quadro atual das belezas de Serra dos ventos apresenta características de turismo predatório, favelização, impactos sócio-ambientais graves e o que é pior, a descrença na capacidade gerencial da máquina pública.


"Será que vamos ter que responder pelos erros a mais, eu e você? (Renato Russo).


Cadê a Prefeitura para organizar o local e desenvolver um projeto de ecoturismo que poderá gerar emprego e renda para toda população?


Cadê os vereadores da cidade que não fiscalizam nem sugerem nada ao Poder Executivo?


Cadê o Conselho Municipal de Turismo?


Já passa da hora de nos organizarmos!

[...] Esperteza, paciência
Lealdade, teimosia
E mais dia menos dia
A lei da selva vai mudar
Todos juntos somos fortes
Somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há pra nada pra temer [...]

(Juntos somos fortes - Chico Buarque)

Um comentário:

Taninha disse...

Amiga sei que é preciso mudar tido em nossa cidade.Não aguento mais...........Grito para o mundo.A minha decepção é grande ,não gosto mais de sair para não ver as calamidades.